Na época a Atari ela estava desenvolvendo até o momento, dois consoles: o Phanter que era um sistema de 32 bits, que acabou sofrendo vários problemas de desenvolvimento e por conta disso, acabou chegando em seu cancelamento, e o próprio Jaguar que era um sistema de 64 bits, ambos projetados para concorrer diretamente com os principais consoles: Super NES e o Mega Drive.
Na década de 1993, quando o Atari jaguar foi lançado de uma forma experimental, cujo o valor era de $200 dólares, ele foi distribuído em apenas duas cidades Norte-Americanas, (Nova York e San Francisco). As pessoas que adquiriam o Atari Jaguar levavam para casa, o console em si, um controle e um cabo de saída RF e mais um cartucho, cujo o nome era Cybermorph.
Só que a empresa levava com ela como promessa "pouca grana e muitos bits", que acabou ficando somente na promessa.
Cybermorph era um tipo de jogo que possuía gráficos extremamente mal feitos e também ele era considerado como o jogo mais tosco já produzido pela Atari. Possuía gráficos poligonais com pouquíssima textura e totalmente sem música. A impressão que passava em relação aos gráficos sonoros, eram que pareciam que foram retirados dos Jogos River Raid do Atari 2600.
Os controles sem comentários, eram péssimos e muito lentos, sendo assim não tendo nenhum tipo de precisão. E para piorar, os jogos que vieram a seguir, acabaram permanecendo com o mesmo padrão "tosco", mostrando apenas as deficiências gritantes de sistema, como por exemplo: limitações de sprite, pouquíssimos canais de som e controles dificilmente complicados de serem manuseados. Por conta de todos esses pontos negativos, poucas empresas acabaram não aceitando a proposta de desenvolver jogos para o Atari Jaguar.
Depois dos seus quase dois anos de existência, somente 50 títulos foram lançados para o Jaguar e com isso era decretado o início do fim.
Acessórios
Começando pelos controles. Mesmo depois de a empresa ter enfrentado o fracasso de vendas que foi o Atari 5200, a Atari insistiu em fazer um teclado numérico para os seus controles, onde cada tecla receberia as funções para cada comando do jogo e as teclas receberiam overlays (para quem não sabe o que são overlays, são películas plásticas que se encaixavam diretamente em cima do teclado numérico do controle). Esse esquema já não tinha dado certo anteriormente e, desta vez não foi diferente. Posteriormente a Atari lançou uma versão "Pro" voltada para jogos de luta, tendo assim mais 3 botões extras de ação, que adivinhem!? também deu ruim.
O Multitap que a Atari posteriormente adotou de "Team Tap"
A Atari, mais uma vez tentando salvar o seu Jaguar, do
fracasso iminente que ela sofreu, no ano de 1995, a empresa lança no mercado o
Jaguar CD, uma saída alternativa desesperada que a empresa buscou, para que assim ela pudesse tomar mais fôlego para o seu console.
Era uma espécie de CD-ROM double speed, que era encaixado em cima do console, mas, mais uma vez foi sem sucesso. Pois, a falta de produtoras de jogos que dessem suporte ao "acessório", acabaram levando a era Atari Jaguar e Jaguar CD, finalizarem a sua carreira no ano de 1996.
No total, foram lançados apenas 14 títulos para o Jaguar CD. O design acabou virando motivo de chacota: quando juntávamos o Atari Jaguar e o Atari Jaguar CD, o resultado final lembrava uma "privada" (risos).
PS: Para finalizar deixarei abaixo, algumas imagens dos jogos do Atari Jaguar e do Atari Jaguar CD e alguns vídeos falando um pouco sobre o console!
História Atari Jaguar
Jogos Atari Jaguar:
Espero que tenham gostado!
Forte Abraço à todos!
2 comentários:
Ótima matéria! O jaguar foi um tiro no pé da Atari. Se eles tivessem investido no console 32bits talvez a coisa fosse diferente...
Com certeza!! Mas preferiram ficar no de 16-bits e aí a coisa piorou e deu no que deu né amigo!? Obrigada por gostar das minhas matérias!!
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